• 16 3941-3152
  • contato@silviatarifa.com.br
  • Seg - Sex.: 08.00 - 18.00
O que é Fisioterapia Pélvica?

A FISIOTERAPIA PÉLVICA é uma especialidade que atua na prevenção e tratamento conservador (tratamentos não cirúrgicos) das diferentes disfunções da região pélvica, mais especificamente relacionada a musculatura que envolve o assoalho pélvico, também chamado de períneo - região que vai da sínfise púbica (osso palpado um pouco acima do clitóris) até o cóccix (final da coluna vertebral, logo acima do ânus).

Estamos falando da reabilitação de todo tipo de desordem funcional das regiões abdominal, pélvica e lombar.

A FISIOTERAPIA PÉLVICA abrange tratamentos nas áreas de Urologia (sistema urinário), Ginecologia (sistema ginecológico), Coloproctologia (sistema intestinal e estruturas relacionadas)  e Sexologia.

O trabalho da fisioterapia representa, atualmente, uma das melhores opções de tratamento das disfunções da área pélvica, tendo em vista a possibilidade de um trabalho preventivo (antes que as patologias se instalem), de baixo custo (mais em conta do que investir em compra de fraldas descartáveis, ou gastos hospitalares e medicamentosos que se seguem as cirurgias), com obtenção de bons resultados e, principalmente, por sua característica não invasiva (não cirúrgica).

O bom relacionamento médico/fisioterapeuta pélvico abre novas possibilidades nos tratamentos, e maior eficácia nos resultados.

Onde fica a pélvis?

http://4.bp.blogspot.com/-ypQEACTN-lY/UZLXneFKjqI/AAAAAAAAAJ0/XYAy8BvK144/s1600/ossos%252520pelve_jpg.jpg

http://www.saudediaadia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Esqueleto-humano-152x300.jpg

Agora veja, na posição frontal, a pélvis, a bexiga, a uretra e a musculatura que representa o assoalho pélvico:

http://static.wixstatic.com/media/5f0a51_4cffc610376e4de7a21c030d2b6c9872.png/v1/fill/w_266,h_194,al_c,usm_0.50_1.20_0.00/5f0a51_4cffc610376e4de7a21c030d2b6c9872.png

       Anatomia feminina lateral                                                    Anatomia mascolina lateral
                                                                                                

Musculatura do assoalho pélvico masculino e feminino
                   

Importância do Atendimento na Fisioterapia Pélvica

Para atuar profissionalmente nesta área, além da formação de pós-graduação específica, é necessário estabelecer um relacionamento de confiança com o paciente e trabalhar com ética, respeito e sigilo profissional.

É comum os pacientes chegarem constrangidos para se abrirem a respeito dos seus sintomas e disfunções ginecológicas, urológicas, proctológicas e sexuais. Recebê-los com maturidade, profissionalismo, paciência e leveza é um grande diferencial!

Eles precisam saber que milhares de pessoas, no mundo todo, apresentam situações semelhantes e que necessitam confiar que iremos obter juntos, profissional e paciente, um resultado positivo, com a dedicação de ambas as partes.

O atendimento em FISIOTERAPIA PÉLVICA deve contar com um local apropriado e ambiente tranquilo para atendimento individual, com maca apropriada, utensílios descartáveis, banheiro contiguo e ducha higiênica.

O acompanhamento médico, associado aos exames laboratoriais e clínicos e uma boa anamnese, possibilitam um diagnóstico mais preciso e melhores resultados.

  • Telefone:
    16 3941-3152
    16 9 9129-6705

  • Rua Garibaldi, 2052 – Sala 8
    Alto da Boa Vista
    Ribeirão Preto - SP

Todos os direitos reservados - © 2018
Criação de Sites - Otimização de Sites (SEO) RGB Comunicação