• 16 3941-3152
  • contato@silviatarifa.com.br
  • Seg - Sex.: 08.00 - 18.00
Retenção Urinária

É a incapacidade de esvaziar a bexiga. Na forma aguda a pessoa não consegue esvaziar a bexiga mesmo quando ela está cheia. Neste caso é uma emergência médica que necessita de um pronto atendimento médico.

Na forma crônica a pessoa pode urinar aos poucos, por diversas vezes, porém sem conseguir esvaziar a bexiga adequadamente. Nesse caso ela continua com vontade de urinar mesmo após eliminar um pouco da urina.

Algumas causas da retenção urinária podem ser: devido à constipação intestinal, quando as fezes duras dentro do reto pressionam a bexiga ou a uretra, causando o seu fechamento, ou quando algo está obstruindo o trato urinário, ou  por problemas nervosos (nas inervações) que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga ou por edema (inchaço) do canal uretral devido a infeção urinária, ou por infeções de urina (irritação ou inflamação).

Também pode ocorrer após cirurgias nesta região por obstrução por cálculos (pedras): ou quando a parede entre a bexiga e a vagina enfraquece permitindo que a bexiga tombe para dentro da vagina, ou quando o reto cai para dentro da parede da vagina.

Qualquer pessoa pode ter retenção urinária, mas é mais comum em homens após os 50 anos, devido ao aumento da próstata (hiperplasia prostática).

  • Telefone:
    16 3941-3152
    16 9 9129-6705

  • Rua Garibaldi, 2052 – Sala 8
    Alto da Boa Vista
    Ribeirão Preto - SP

Todos os direitos reservados - © 2018
Criação de Sites - Otimização de Sites (SEO) RGB Comunicação